segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Conversa entre amigos

João, 17 anos, uma pessoa normal como todas as outras. Tem um amigo que se chama Miguel. É muito pensativo. Pensa muito na maneira de ser das pessoas, nas profissões, na amizade, no amor, etc.
Certo dia Miguel vira-se para o João e pergunta-lhe:
- João porque é que as pessoas são tão egoístas? Não compreendo isso. Só pensam em si mesmas, não querem saber dos outros, mesmo quando estão doentes. Não consigo aceitar esse facto.
- Boa pergunta Miguel, sabes existem dois lados na palavra egoísmo. Egoísmo é bom por um lado, porque em primeiro lugar deves de pensar em ti mesmo, na tua saúde, na tua profissão, e assim poderás fazer os teus amigos felizes por te verem bem. Mas também tem um lado mau, que é esse a que te referes. Há certas pessoas pessoas que não querem saber dos outros para nada, só pensam no seu próprio umbigo e isso não deve de ser assim. Não ligues a essas pessoas. Vive a tua vida naturalmente.
- Hum, já percebi então. Egoísta hoje em dia é vista negativamente pelas pessoas mas acabamos por sempre um bocadinho egoístas. Se não fossemos também não faziamos bem a nós mesmo e aos outros.
- Exacto. E não é só. Todos também temos um bocadinho de vaidade. Gostamos de nos vestir à nossa maneira para parecer bonitos, e para dar uma boa imagem às pessoas. Tal como a teimosia. Talvez tenhamos todos um bocadinho dela, porque defendemos a nossa própria ideia. Mas às vezes não é a mais correcta, e se continamos a defendê-la sem parar aí é que uma pessoa é mesmo teimosa.
- Obrigado pela dica João.
- Vive a tua vida naturalmente.

2 comentários:

  1. Acho que estás a confundir egoísmo com auto estima, efectivamente é preciso estarmos bem com nós próprios , para pudermos fazer os outros felizes. É preciso gostarmos de nós próprios, cuidarmos de nós , da saúde, da nossa imagem, do nosso futuro, para sermos pessoas úteis e capazes de Amar. A isso chama-se ter auto estima.
    Ser egoísta nada tem a ver com isto. O egoísmo é e sempre será uma coisa abominável. Ser egoísta é crer tudo só para si, é não pensar na perspectiva do outro.É pensar apenas no seu próprio bem estar sem pensar se o outro está bem ou não. Pode-se ser egoísta em relação à sociedade, aos amigos ou à família.Sempre que estamos a pensar só no nosso bem estar sem pensar que o outro que está ao nosso lado também pode ter problemas, estar doente, ter dificuldades económicas, ou pura e simplesmente precisa de uma palavra amiga, de um ombro, de um carinho estamos a ser egoístas.

    ResponderEliminar
  2. Sim, tem razão. Confundi as coisas. Já percebi o significado. Obrigado, e desculpem a todos os que vêm o blog.

    ResponderEliminar