sexta-feira, 5 de março de 2010

Televisão - A influência

Vou falar da influência que a televisão hoje tem no dia-a-dia das pessoas. À uns anos atrás, quase ninguem tinha televisão (por volta dos anos 70 e 80), logo as pessoas ocupavam os seus tempos livres de outras formas. Viam as notícias nos jornais que se vendiam naquela época e de resto mais nada. Com o aparecimento da televisão ocupavam então o seu tempo a ver os destaques no telejornal e a poderem descobrir mais o que se passava no mundo. Naquele tempo podiam-se ver também os jogos de futebol, e as telenovelas. Durante os anos seguintes a televisão foi evoluindo de um modo espectacular até aos dias de hoje. Actualmente já se vê mais canais graças à power box e podemos ter internet a 1Gb, algo impensavél à uns anos. A Televisão hoje em dia tem um impacto tão grande nas pessoas que mudam completamente a sua maneira de ser. Principalmente as séries para crianças/adolescentes. Falando especialmente de "Morangos com açucar". Os jovens que vêm morangos com açucar são bastante influenciados pelas personagens da série e repetem as suas acções no seu dia-a-dia. Se lá fumam, as crianças também fumam; lá bebem bebidas alcólicas, eles também; os rapazes usam calças até que vão até aos joelhos, as crianças também; as raparigas da série usam decotes muito grandes, as crianças também fazem o mesmo. Não estou só a falar das séries. As telenovelas e o telejornal também. Nas telenovelas as personagens são muito cuscas, também a maior parte das pessoas o é; no telejornal só se fala de mortes, futebol e política , então as pessoas passam a falar do mesmo. Um dos exemplos é a Gripe A e o desastre da Madeira. Falavam tanto na Gripe A à uns meses atràs, agora parece que esqueçeram isso e só falam do desastre da Madeira. Atenção não estou a dizer que não é importante falar disto porque é. Ajudar as pessoas é bom claro. Não tenho dúvidas algumas porque eu também gosto de ajudar os outros. Só estou a dar um exemplo, pois de um assunto que se fala mais no telejornal também passa a ser falado muito pelas pessoas.
A Televisão realmente tem muita influência na vida das pessoas.

1 comentário:

  1. Sem dúvida a televisão, e mais recentemente a net, são meios de comunicação que tem muito de positivo, pois se eles estaríamos muito mais isolados do mundo, contudo é pena que as pessoas se deixem levar por tudo o que lhes é apresentado.
    È triste que as pessoas não tenham capacidade crítica, que não saibam avaliar , e depois decidir, e pelo contrário sejam de tal forma influênciáveis que deixem que a sua vida seja comandada por estes meios, e se esqueçam que por detrás deles existem muitos interesses . E que muitas vezes é a esses interesses que as pessoas estão a servir quando em vez de pensaram apenas comem tudo o que lhes colocam à frente.
    falo inclusive de interesses políticos, comerciais e outros.

    ResponderEliminar